Ola pessoal, tudo bem? Bom, resolvi compartilhar com vocês, principalmente para os amantes da arte do desenho realista, algumas dicas simples e diretas com relação à escolha dos lápis para esse tipo de trabalho, o tão admirado DESENHO REALISTA.
Muitas pessoas tem me perguntado qual o melhor lápis para fazer desenhos realistas,? Qual melhor marca?..enfim… Bom, existem no mercado uma grande variedade de lápis especiais para o desenho a grafite, entre os principais e mais usados estão os da marca Staedtler e Faber Castel. A escolha de um deles depende um pouco do gosto pessoal de cada artista, todavia, eu gosto muito da marca staedtler, considero-os mais escuros se comparado (com a mesma graduação) com os da Faber ( que também são excelentes e com um custo beneficio muito bom).
Os lapis possuem diversas graduações, o que ajuda na obtenção de diversas tonalidade, desde o cinza clarinho até o preto absoluto. Para entender melhor acerca das tonalidade dos lápis, é necessário compreender alguns conceitos básicos. Vamos a eles?
Primeiro temos que ter em mente o significado daquelas letrinhas que ficam logo a frente dos números nos lápis graduados, exemplo: 2B , 6B, 2 H… Onde B representa “Black”(preto, escuro…macio) e H representa “Hard”( duro..claro). Assim sendo quanto maior o número que antecede a letra “B” mais macio e escuro é o lápis , em contrapartida, quanto maior for o número que antecede a letra “H”, o lápis será mais duro e claro. Para simplificar ainda mais veja na sequência a escala do mais claro(H) ao mais escuro(B)
9H > 8H > 7H > 6H > 5H > 4H > 3H > 2H > H > HB> 2B > 3B > 4B> 5B > 6B > 7B > 8B > 9B
Mas, CALMA! Isso não significa que você irá precisar de todos esses lápis para ter bons resultados, isso não é o mais importante. Os que considero mais úteis são : HB,2B,4B e 6B,
Por hoje é isso, espero ter ajudado.